GNR apreende pirataria no valor de mais de 186 mil euros

A Brigada Fiscal de Lisboa da Guarda Nacional Republicana anunciou hoje a apreensão de discos, filmes e jogos pirata, no valor presumível de 186.213,50 euros, numa operação em que foram constituídos quatro arguidos.

Agência LUSA /

Entre o material apreendido encontra-se "uma torre com 11 drives de gravação e três PC`s com duas drives de gravação cada, cerca de 7.840 DVD-R e 505 CD-R ilegalmente gravados com obras cinematográficas e fonográficas protegidas", afirma o comunicado divulgado hoje pela brigada fiscal da GNR.

Na operação levada a cabo na segunda-feira pelo destacamento Fiscal de Pedrouços, em que foram constituídos arguidos quatro indivíduos, com idades compreendidas entre os 26 e os 53 anos, além de DVD e CD pirata com filmes, música e jogos para X-Box e PC, a GNR também apreendeu dois monitores, um leitor de DVD, uma impressora e diverso material informático.

A Brigada Fiscal da GNR contou com a colaboração da Inspecção- Geral das Actividades Culturais (IGAC) para as três buscas domiciliárias e duas não domiciliárias realizadas na segunda-feira nos Concelhos de Sintra, Amadora, Odivelas, Loures e Lisboa, afirma o documento.

Para a Brigada Fiscal da GNR esta apreensão é "mais um importante passo no combate à reprodução ilegal de videogramas e fonogramas", um crime punível com uma pena de prisão até 3 anos.

Em Abril de 2004 a Brigada Fiscal da GNR também tinha feito um apreensão de cerca de 5.100 DVD-R ilegalmente gravados com filmes e músicas protegidas, 11.500 DVD-R virgens, 4.500 caixas para DVD-R e CD- R, bem como 35 drives de gravação, oito torres de gravação e seis monitores, segundo o documento.

PUB