GNR detém em Milfontes homem e mulher suspeitos de furto a residências
Um homem, de 25 anos, e uma mulher, de 20, foram detidos quarta-feira pela GNR em Vila Nova de Milfontes, Odemira, por suspeitas de furtos a residências no Algarve e no Litoral Alentejano, foi hoje anunciado.
Em comunicado, o destacamento da GNR de Vila Nova de Milfontes precisa que o homem e a mulher são suspeitos de terem participado em furtos a residências nos concelhos de Odemira, Santiago do Cacém, Odeceixe, Lagos, Lagoa e Portimão.
A operação que culminou com as duas detenções foi iniciada após o furto a uma residência, quarta-feira, perto da localidade algarvia de Odeceixe.
A GNR accionou o alerta a todas as patrulhas da zona e concelhos vizinhos para interceptarem uma viatura ligeira de mercadorias que, alegadamente, transportaria os assaltantes.
O destacamento de Milfontes, acrescenta o comunicado, veio a descobrir a viatura automóvel perto de uma residência naquela localidade, tendo o proprietário do veículo, ao ser abordado, fugido para "parte incerta".
Contudo, os elementos policiais conseguiram deter o homem e a mulher que se encontravam no interior da casa e fizeram buscas domiciliária e ao interior da viatura.
Da operação resultou a apreensão de cerca de 150 objectos em ouro, de entre os quais pulseiras, anéis, colares, fios, crucifixos, relógios, pregadores, medalhas, brincos, guarda-jóias e libras.
O carro, telemóveis, carregadores, quatro doses individuais de heroína e duas armas brancas foram também apreendidos.
"O método utilizado consistia em desviar a atenção dos lesados e estabelecer com eles contacto verbal, enquanto um segundo indivíduo se inseria no interior da residência, furtando preferencialmente ouro", acrescenta a GNR.
A mulher de 20 anos já foi constituída arguida pelo Ministério Público e ficou com termo de identidade e residência, sendo o homem de 25 anos presente hoje ao tribunal.
Quanto ao proprietário da viatura, um homem de 32 anos de idade, apontado pela GNR como o "cabecilha da pequena organização criminosa", continua em fuga, estando a ser desenvolvidas diligências policiais para a sua detenção.