GNR detém três homens suspeitos de furto de azeitona no concelho de Campo Maior

por Lusa

Três homens foram detidos pela GNR por suspeita de furto de azeitona no concelho de Campo Maior, distrito de Portalegre, tendo sido apreendidos 525 quilos deste fruto, revelou hoje a força de segurança.

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, em comunicado, indicou que os três homens, de 25, 27 e 38 anos, foram detidos na quinta-feira por militares do Posto Territorial de Campo Maior.  

"No âmbito de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda detetaram três suspeitos a realizar colheita e recolha de azeitona, sem que para tal se encontrassem autorizados pelo proprietário", lê-se no comunicado.

No seguimento das diligências policiais, foram apreendidos, além dos 525 quilos de azeitona, três máquinas manuais para apanha de azeitona no solo (conhecidas como ouriços), adiantou a GNR.

Os suspeitos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas, segundo aquela força de segurança.

No comunicado, a GNR relembra que a colheita ou apanha de azeitona, ainda que esteja caída no chão, sem o consentimento do proprietário do olival poderá configurar crime contra o património.

No âmbito da operação "Campo Seguro 2022", a GNR indicou que realiza "ações de patrulhamento, sensibilização e fiscalização, com o propósito de evitar crimes de furto, junto de propriedades/explorações agrícolas, bem como de reforçar o policiamento para dissuadir e reprimir a prática de furtos nos campos agrícolas".

Tópicos
pub