EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

GNR deteve em Lisboa três suspeitos de fraude fiscal no âmbito de operação internacional

GNR deteve em Lisboa três suspeitos de fraude fiscal no âmbito de operação internacional

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve na segunda-feira no distrito de Lisboa três suspeitos portugueses de pertencerem a uma organização criminosa internacional que se dedicava a fraude fiscal, informou hoje a guarda.

Lusa /
DR

A rede dedicava-se, segundo a GNR, a esquemas fraudulentos que assentavam na criação de circuitos de faturação fictícia e simulação de negócios, com vista à evasão e fraude ao IVA, num montante superior a 10 milhões de euros.

A operação, designada "BAIXA", foi coordenada pelo gabinete da EPPO em Berlim, na Alemanha, e teve início a 20 de março de 2025.

Esta ação policial foi liderada pela Procuradoria Europeia (EPPO) e em Portugal, a GNR deu cumprimento a três mandados de detenção europeus a dois homens e uma mulher, com idades entre os 22 e os 25 anos, suspeitos de envolvimento na organização criminosa em investigação.

No âmbito desta operação, foram executados 28 mandados de busca domiciliária e não domiciliária nas cidades alemãs de Leipzig e Munique, visando o desmantelamento de uma rede criminosa internacional dedicada à obtenção de vantagens patrimoniais ilegítimas.

Segundo a GNR, no decorrer da investigação, e após ter sido identificado o envolvimento dos três cidadãos portugueses na organização criminosa, a guarda realizou quatro buscas domiciliárias e deu cumprimento a três mandados de detenção europeus.

Os suspeitos foram indiciados pela prática do crime de fraude fiscal qualificada.

Os detidos foram presentes ao Tribunal da Relação de Lisboa na terça-feira, tendo ficado a aguardar o processo para a sua extradição para a Alemanha.

A operação contou com a participação de 20 militares da Unidade de Ação Fiscal, bem como com o apoio da estrutura de investigação digital forense da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública (PSP).

As diligências foram igualmente acompanhadas por oito investigadores alemães.

Tópicos
PUB