GNR registou 32 burlas a idosos no distrito de Vila Real desde 2011
Vila Real, 21 fev (Lusa) -- A GNR registou 32 burlas a idosos no distrito de Vila Real, entre 2011 e fevereiro de 2013, na maior parte dos casos com os burlões a fazerem-se passar por elementos da Segurança Social, disse fonte da Guarda.
O último caso verificado no distrito ocorreu na quarta-feira em Escariz, concelho de Vila Real, com uma idosa a ser enganada por um homem que alegadamente dizia que tinha uma encomenda que pertencia à nora e que acabou por levar uma quantia de dinheiro não especificada.
Na quarta-feira verificou-se ainda uma tentativa de burla na Campeã, também neste concelho transmontano.
A 14 de fevereiro um casal de idosos foi burlado em 2.300 euros, na localidade de Morgade, Montalegre, por dois autointitulados funcionários da Segurança Social que diziam ter a missão de trocar notas de cinco euros que iam sair de circulação.
Segundo dados do Comando-Geral da GNR, desde o início deste ano e até agora, foram registados no distrito quatro casos de burla, com uma das vítimas ser burlada em 9.000 euros.
Em 2012, foram contabilizadas 17 burlas, com o caso de maior valor a envolver os 2.500 euros.
Por sua vez, em 2011, verificaram-se 11 ocorrências relacionadas com este crime. Nesse ano, a burla de maior valor atingiu os 4.000 euros.
No que diz respeito ao "modus operandi", segundo a Guarda, na maior parte dos casos os burlões fazem-se passar por elementos da Segurança Social e informam as vítimas de que as notas de cinco, 20 e 50 euros vão ser substituídas por novas, recolhendo essas notas entregues pelas vítimas.
Depois, alegam que no dia seguinte lhes serão entregues as novas notas.
Em outubro, um casal de septuagenários de uma outra aldeia de Vila Real foi também burlado em cerca de 2.000 euros.
"Eram dois os tratantes. Vinham num bom carro e bem vestidos e traziam umas notas na não a dizer que iam sair de circulação", contou a vítima Manuel João à agência Lusa.
O idoso entrou em casa, tendo sido seguido pelo burlão que acabou por levar todo o dinheiro que tinha.
"Não dei conta de ele entrar, depois fiquei encadeado, com certeza que traziam uns pozinhos porque nem me apercebi de nada", acrescentou o septuagenário.
A GNR está a aproveitar a operação Censos Sénior 2013, que está no terreno até ao final de fevereiro, para avisar os mais idosos de que as atuais notas de cinco euros não vão sair de circulação, com a introdução da nova nota a 02 de maio.
O objetivo é, segundo o Comando-Geral da GNR, alertar os mais idosos sobre as medidas de segurança a adotar com a entrada em circulação da nova nota, clarificando-os de que as notas de cinco euros existentes não vão sair de circulação.