Golfinho dá à costa morto na Praia de Morgavel
Lisboa, 15 Jul (Lusa) - Um golfinho já morto deu hoje à costa na Praia de Morgavel, no Concelho de Sines, informou um responsável do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR.
O animal, que terá dado à costa cerca das 18:20, "foi removido para fora do alcance da maré mas permanece na praia", segundo a Polícia Marítima de Sines.
De acordo com a mesma fonte, "é comum ver os golfinhos nas águas no local", que fica um pouco a Sul da Praia de São Torpes.
Nem o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR, nem a Polícia Marítima de Sines identificaram a espécie, desconhecendo-se também as causas da morte.
Também não foi possível apurar se se tratava de um elemento da comunidade de 26 roazes-corvineiros residente no estuário do Rio Sado.
O Estuário do Sado, que nos anos 80 chegou a albergar cerca de 40 exemplares desta espécie (de nome científico `tursiops truncatus`) tem actualmente apenas 17 elementos adultos e, destes, somente três são jovens com possibilidade de se reproduzirem.
Até ao final do ano, deve estar concluído um plano de acção para a salvaguarda dos golfinhos do Estuário do Sado que envolve o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, associações ambientalistas e empresas que exercem actividade na região.
HSF.