Gondelim. Espaço improvisado com material pirotécnico sem licenciamento

Depois das explosões ocorridas em Gondelim, concelho de Penacova, a PSP realizou perícias no local e constatou que existia mais material pirotécnico por utilizar, num espaço improvisado que não estava devidamente licenciado. A polícia apreendeu o material ao responsável da empresa pirotécnica, num total de 384 artigos pirotécnicos.

RTP /
Paulo Novais - Lusa

As explosões de material pirotécnico que ocorreram esta quarta-feira em Gondelim provocaram a morte a uma pessoa e feriram 24 pessoas, entre elas, cinco menores.

O Departamento de Armas e Explosivos da PSP estiveram no local para apurar as causas do acidente e apuraram que num “espaço improvisado a cerca de 250 metros do local do sinistro, mais precisamente num anexo ao cemitério de Gondelim”, de acordo com um comunicado enviado esta quinta-feira.

A PSP constatou que o espaço “não estava devidamente licenciado para o efeito”, tendo por isso apreendido 180 foguetes 2+1 Forte; 30 foguetes 5+1 Forte; 138 foguetes carga inteira e 36 foguetes meia carga. Material pirotécnico que estaria pronto para ser utilizado nos festejos.

De acordo com a PSP, “foi possível recolher informações importantes e relevantes para elaboração da perícia que será remetida ao Ministério Publico”. Nenhum pormenor foi revelado sobre essas perícias.

Perante este acidente em Gondelim, a PSP reiterou o apelo ao cumprimento da legislação aplicável e regras de segurança.
Cinco feridos ainda internados
Vinte e cinco das 30 pessoas que foram assistidas no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) após as explosões em Penacova já tiveram alta, disse hoje fonte hospitalar.

Cinco doentes foram operados e encontram-se internados em vários serviços clínicos, enquanto um outro, que hoje de manhã ainda estava em observação, também já teve alta.

Destes 25 adultos que tiveram alta, cinco são as crianças que também foram assistidas nos serviços do CHUC.

Dos cinco ainda internados, um doente está no Serviço de Medicina Intensiva, ventilado e entubado, um doente está no Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados, ventilado e entubado, outro está no Serviço de Cirurgia Maxilo-Facial, um doente está no Serviço de Ortopedia e o quinto doente está no Serviço de Urologia e Transplantação Renal.

C/Lusa
Tópicos
PUB