EM DIRETO
Depressão Marta a caminho de Portugal. A evolução do estado do tempo ao minuto

Gondomar. Cinco ocupantes resgatados de jipe preso no Rio Ferreira

Gondomar. Cinco ocupantes resgatados de jipe preso no Rio Ferreira

O veículo atravessava uma zona de forte corrente do Rio Ferreira, em São Pedro da Cova, quando ficou imobilizado. Todos os ocupantes foram resgatados.

RTP /

Um jipe com dois adultos e três menores entre os dez e os 16 anos de idade ficou este domingo preso nas águas do Rio Ferreira, em São Pedro da Cova, Gondomar. O veículo ficou parcialmente submerso.

Dezenas de operacionais participaram na operação de resgate, que permitiu retirar todos os ocupantes
, que sofreram ferimentos ligeiros.
Pouco depois das 22h00, prosseguiam as operações no local. Os menores haviam já sido retirados e encaminhados parao Hospital de São João, no Porto. Os adultos seriam posteriormente resgatados.

O alerta foi dado ao final da tarde. Já perto das 23h00 decorriam operações para retirar o jipe do rio.

No local, em declarações aos jornalistas, o comandante da corporação de bombeiros disse que, no decorrer do resgate, foi sempre tido em conta a segurança dos operacionais e dos ocupantes do veículo.

“A corrente [do rio] era um dos riscos que estava associado, o outro risco era que a partir do momento que começássemos a retirar as vítimas, o veículo perdia peso e, com a corrente, podia transportar uma ou duas vítimas”, explicou o comandante.

"Houve um trabalho árduo, sempre feito em segurança, de forma a que estabilizássemos o veículo e conseguíssemos estar junto das vítimas e retirá-las com sucesso", acrescentou, sublinhando que as vítimas são considerados "feridos ligeiros".

O presidente da Câmara de Gondomar diz que já houve outros acidentes no mesmo local.
Nos últimos cinco anos, foram registadas pelo menos "duas ou três ocorrências" semelhantes, adiantou Luís Filipe Sousa. Segundo o autarca, há diariamente vários veículos de todo o terreno naquela área.

"É preciso que cada um de nós se rodeie de todas as cautelas que envolvem este tipo de atividade".

O presidente da câmara considerou ainda não ser "razoável" praticar "este tipo de atividades com determinadas condições meteorológicas".

A viatura continua nas águas do rio Ferreira.
Tópicos
PUB