Gondomar exige testes no Norte que apresenta "5 vezes mais casos" que o Centro

por Lusa

Gondomar, Porto, 07 abr 2020 (Lusa) - O presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, exigiu hoje que o Norte também seja contemplado na distribuição de testes à covid-19, recordando que esta região tem "cinco vezes mais casos" do que o Centro.

"Foi recentemente noticiado que a DGS [Direção-Geral da Saúde] vai enviar 10.000 testes para o Centro. Não compreendo essa discriminação positiva a uma região, quando o Norte e Gondomar também precisam muito. O Norte tem cinco vezes mais casos do que o Centro", disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Gondomar que é também presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil (CDPC) do Porto.

Aveiro vai receber hoje dois mil dos 10 mil testes à covid-19 destinados à zona Centro e cerca de 80 serão para fazer o rastreio em dois lares daquele concelho, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.

"A região e o hospital de Aveiro têm tido uma afluência superior ao expectável e, por isso mesmo, um consumo superior ao espectável. Para a zona Centro vão ser distribuídos hoje 10 mil testes e, destes, dois mil vão para Aveiro", afirmou o governante na conferência de imprensa diária de acompanhamento da situação pandemia em Portugal.

Em declarações à agência Lusa, Marco Martins disse compreender a necessidade de todas as regiões, aplaudiu os anúncios sobre distribuição de testes, mas frisou que o Norte "também precisa" porque apresenta "números dramáticos".

"Não há testes disponíveis. No centro de testes de Gondomar, mais de 1.000 pessoas a quem já está prescrito fazer teste ainda aguardam, mas não há capacidade de resposta. São cidadãos que contactaram as linhas nacionais e estão a aguardar. Os laboratórios contratados não têm resposta. O centro foi criado para uma capacidade diária de 400 testes por dia, mas realizou 30 por dia na semana passada e está a fazer 50 por dia", referiu Marco Martins.

De acordo com o autarca de Gondomar, que contou à Lusa ter reportado já esta situação quer ao Ministério da Saúde quer à Administração Regional do Norte, "faltam materiais" para fazer os testes, nomeadamente zaragatoas e reagentes.

"A Câmara quer testar nos lares, bombeiros e forças de segurança, todos os que estão na linha da frente, tem o dispositivo montado, mas não há material. Preocupa-nos muito que os números possam aumentar. É urgente fazer testes. A Câmara está empenhada e motivada, mas faltam materiais", descreveu Marco Martins.

Questionado sobre números do concelho, o autarca disse ter conhecimento de 18 casos positivos em agentes da PSP e da GNR, bem como de bombeiro "já recuperados ou em quarentena".

Quanto aos lares de Gondomar, Marco Martins falou em "mais de 30 utentes e funcionários" que testaram positivo à covid-19.

"Preocupa-nos o facto de Gondomar ser um dos concelhos com mais infetados em termos absolutos, sendo que analisando em proporção com o número de habitantes é também dos que está pior", acrescentou o autarca

De acordo com o relatório divulgado hoje pela DGS, o concelho de Gondomar regista 528 infetados pelo novo coronavírus, aparecendo em quatro lugar depois de Lisboa (754), Porto (730) e Vila Nova de Gaia (551).

Mas de acordo com contas feitas por Marco Martins - usando os dados do Instituto Nacional de Estatística atualizados em 2018, mas recolhidos com base nos censos de 2011 - Gondomar, que tem 168.027 habitantes, é o quinto concelho com maior número de infetados em relação ao número total de habitantes, numa percentagem a rondar os 0,32%.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 75 mil. Dos casos de infeção, cerca de 290 mil são considerados curados.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela DGS, registaram-se 345 mortes, mais 34 do que na véspera (+10,9%), e 12.442 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 712 em relação a segunda-feira (+6%).

Dos infetados, 1.180 estão internados, 271 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 184 doentes que já recuperaram.

Tópicos
pub