Gordon perdeu força e causou poucos danos

por Agência LUSA
Lusa

O furacão Gordon, que diminuiu de intensidade para "depressão extra-tropical", passou pelo arquipélago dos Açores já com pouca força e provocou apenas alguns cortes de energia e derrubes de árvores nas ilhas de S. Miguel e Santa Maria.

O fenómeno meteorológico Gordon também alterou a sua trajectória para sul, não atingindo os grupos Ocidental e Central com a intensidade que se previa.

A Protecção Civil Regional mantém apenas um dispositivo de prevenção na ilha de Santa Maria.

Fonte da Protecção Civil Regional adiantou à agência Lusa que cerca de uma dezena de bombeiros e elementos da autarquia de Vila do Porto, Santa Maria, e do Governo Regional estiveram esta manhã a desobstruir as estradas onde se registaram quedas árvores, algumas de grande porte.

Também na ilha de S. Miguel, a depressão extra-tropical não provocou qualquer dano à excepção do derrube de árvores.

Por causa do Gordon, o voo da TAP que deveria ter partido às 08:05 de hoje de Lisboa para a Terceira (Açores) foi cancelado.

Segundo uma fonte da companhia, os passageiros do voo foram transferidos para o voo previsto para as 13:00, também para a Terceira, tendo a TAP alterado o tipo de aparelho para um com maior capacidade.

Também o voo previsto para as 09:45 para Ponta Delgada (São Miguel) foi atrasado para as 11:00.

De acordo com o Instituto de Meteorologia, os Açores deverão deixar de ficar sobre a influência da depressão extra-tropical durante a tarde de hoje, o que vai representar uma melhoria das condições do tempo.

Contactado hoje de manhã pela agência Lusa, o meteorologista José da Costa Teso adiantou que o Gordon perdeu intensidade e far-se-á sentir em Portugal Continental na quinta-feira com chuva, vento e agitação marítima na costa ocidental.

De acordo com José da Costa Teso, o Gordon deverá passar quinta-feira de manhã sobre o noroeste da Galiza, em direcção a nordeste, a caminho das ilhas Britânicas.

"O centro do Gordon (agora já uma depressão extra-tropical) não vai passar por Portugal. O que acontece é que nas zonas envolventes ao seu centro vão predominar algumas chuvas", adiantou.

"Há uma depressão a oeste da Irlanda, uma superfície frontal fria. O Gordon vai posicionar-se nessa e linha e deslocar-se para leste/nordeste", disse à Lusa o meteorologista.

José da Costa Teso explicou ainda que é a velocidade dos ventos e a temperatura da água do mar que distinguem um furacão de uma depressão extra-tropical.

Um furacão (um fenómeno que se forma nas águas quentes - superior a 27 graus) regista ventos que chegam aos 200 km/hora.

O Gordon perdeu intensidade ao chegar a águas mais frias do Atlântico, transformando-se numa depressão extra-tropical, em que a velocidade dos ventos ronda os 100 km/hora.

O Instituto de Meteorologia prevê para quinta-feira aguaceiros moderados por todo Portugal continental e vento que poderá ser forte no litoral e nas terras altas.

Os restos do furacão Gordon e uma tempestade a oeste da Irlanda vão provocar, a partir de hoje à noite, ventos intensos com rajadas de 100 quilómetros por hora e chuvas intensas em vários pontos da Galiza, Espanha.

Os ventos esperados à noite ultrapassarão os 120 quilómetros na Costa da Morte e 100 quilómetros por hora no resto da região espanhola.
pub