Governador do Banco de Portugal é como "ministro anexo" ao Governo

por Agência LUSA

O dirigente do Bloco de Esquerda Francisco Louç ã considerou hoje que o governador do Banco de Portugal "actua como o ministro a nexo ao Governo" ao elogiar as reformas do Executivo em entrevista ao Jornal de Negócios.

"Vítor Constâncio defende a reforma do Governo, actua como o ministro d a 25ª hora, como um ministro anexo ao Governo. Está convicto do que diz [em rela ção à Segurança Social] mas nada o distingue de Teixeira dos Santos [ministro da s Finanças] ou de José Sócrates", afirmou Francisco Louçã.

Em entrevista ao programa "Balanço e Contas", do Jornal de Negócios e do canal 2:, Victor Constâncio sustenta que a retoma económica de Portugal é mod erada mas convincente, que 2006 foi um ano de viragem e que as restrições orçame ntais em 2007 não vão afectar os rendimentos da maioria das famílias nos próximo s anos.

Constâncio prevê ainda um aumento do emprego e dos salários reais em 20 07 e define a reforma da Segurança Social como a mais importante em termos de lo ngo prazo, porque garante a sustentabilidade das pensões por várias décadas.

Para Francisco Louçã, as previsões do governador do Banco de Portugal " não tranquilizam e, antes pelo contrário, devem preocupar os portugueses".

"O que há é o consenso para as medidas do Governo que prevêem despedime ntos na Função Pública e isso não é tranquilizador", afirmou Francisco Louçã.

pub