Governo açoriano com programa para "retorno" de crianças e jovens às famílias

O presidente do Governo açoriano anunciou hoje o lançamento nas ilhas S. Miguel e Terceira de um programa para o "retorno" à família de crianças e jovens acolhidos em instituições.

Agência LUSA /

Na sua fase experimental, o projecto prevê a abordagem de meia centena de famílias com filhos entregues a instituições nas duas ilhas mais populosas do arquipélago, acrescentou Carlos César na abertura em Ponta Delgada de um seminário internacional sobre família.

A execução da iniciativa, que vai envolver entidades açorianas e nacionais e da região autónoma espanhola da Galiza, estará a cargo de equipas com formação específica a criar proximamente, indicou.

Segundo Carlos César, o projecto admite dois cenários de retorno das crianças e jovens acolhidos - o seu regresso ao núcleo familiar de origem ou entrega aos "cuidados e guarda de uma resposta familiar alternativa".

Para concretização do processo, o presidente do governo regional anunciou a aplicação de medidas que proporcionem às famílias condições e recursos para assumpção das responsabilidades inerentes.

PUB