Governo aprova novo modelo de recrutamento de professores

por RTP

Foto: Paulo Domingos Lourenço - RTP

Mesmo sem acordo entre Ministério da Educação e sindicatos dos professores, o Governo aprovou o novo modelo de recrutamento e colocação de docentes do Ensino Básico e Secundário. O novo modelo vem reconfigurar os quadros de zona pedagógica de dez para 63, reduzindo as distâncias de colocação dos 200 quilómetros para raios de 50 quilómetros.

Está prevista ainda, a vinculação de mais de 10 mil docentes em setembro deste ano, a abertura de 20 mil vagas para quadros de escola no próximo ano e a criação de dois novos índices remuneratórios para professores contratados.

A valorização salarial pode chegar aos 22 por cento. Os sindicatos já anunciaram uma manifestação para 6 de Junho e greve às avaliações finais do terceiro período.

Seguem assim para o protesto contra a ausência de um acordo e contra o tempo de serviço congelado, que os professores reivindicam. Nada que retire confiança ao ministro da Educação. João Costa confirma que Governo e sindicatos voltam às negociações na próxima quarta-feira.
pub