Governo brasileiro vai fazer mapa de toda a cobertura vegetal nativa do país

O Brasil terá o primeiro mapa completo da sua cobertura vegetal nativa até o fim do ano, segundo o secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério da Meio Ambiente , João Paulo Capobianco, citado pela Agência Brasil.

Agência LUSA /

"Hoje só conseguimos registar a desflorestação na Amazónia e na Mata Atlântica", assinalou o responsável que participou no sábado do Dia Brasil, evento paralelo à VIII Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-8), em Curitiba, no Estado do Paraná.

De acordo com o secretário, o estudo está a ser realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com universidades públicas e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O levantamento, que deverá ajudar a combater a desflorestação no país, vai considerar todas as zonas bioclimáticas do Brasil e também áreas de vegetação secundária.

Segundo Capobianco, o ideal é que o estudo seja refeito a cada dois ou três anos.

Dados do governo brasileiro indicam que 35 mil quilómetros quadrados de floresta foram destruídos entre 2003 e 2005, cerca de um terço da área de Portugal.

PUB