Governo e médicos chegam a acordo. Grelha salarial entra nas negociações

Foi um dia duro para o Governo e para os sindicatos dos médicos, que estiveram reunidos durante sete horas. Mas conseguiram chegar a um acordo sobre os assuntos que vão fazer parte do plano de negociações.

Antena 1 /

Direitos Reservados

A questão da grelha salarial - ponto de honra para os sindicatos que levou mesmo à interrupção do último encontro com o Governo - foi integrada no processo negocial que agora vai começar.

O acordo foi conseguido já de noite e, no final, a secretária de Estado da Saúde, Maria Fátima Fonseca, mostrava-se convicta de que foi encontrada uma base sólida para melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde e a resposta aos cidadãos.

Nesta negociação estão pontos como o regime de dedicação plena no Serviço Nacional de Saúde, que faz parte do Programa do Governo, a organização do trabalho em serviço de urgência, a grelha salarial e a valorização dos profissionais.

No final do encontro, Noel Carrilho, da Federação Nacional dos Médicos, anunciava o entendimento de base com o Governo para fazer avançar as negociações em todos estes pontos.
Também o presidente do Sindicato Independente dos Médicos, Roque da Cunha, espera poder contribuir para baixar a turbulência em que vive o SNS, o que dependerá também das decisões que o Governo venha a tomar.
A próxima reunião com o Governo está já marcada para agosto, referiu Roque da Cunha.

Apesar deste avanço, a vida nas urgências de obstetrícia não deve voltar ao normal tão cedo. O serviço de obstetrícia e ginecologia do Hospital de Aveiro vai estar encerrado à noite em agosto. Uma decisão tomada pelo Conselho de Administração face à impossibilidade de completar as escalas em vários dias do mês.

Carlos Cortes da Ordem dos Médicos no centro do país considera a situação grave e a ordem está preocupada com o encerramento tão longo. E avisa que outras áreas de trabalho no hospital também estão a falhar.

As grávidas vão ser encaminhadas para Coimbra e Viseu, ou para alguns hospitais a norte.
PUB