Governo interrompe obras do túnel Dos Valires
As obras do túnel do Dos Valires, em Andorra, estão paradas por ordem do Governo local até à próxima quarta-feira, dia em que será decidido se estas continuam ou se permanecem paradas. As autoridades locais querem conhecer todos os dados técnicos que clarifiquem as causas do acidente onde morreram cinco portugueses.
Este domingo o chefe de Governo de Andorra, Jaume Bartumeu, anunciou que vai reunir-se quarta-feira com os ministros do Interior, Víctor Naudi, e do Ordenamento do Território, Vicenç Alay, para decidir se as obras do túnel vão ser suspensas definitivamente ou não.
Para já Jaume Bartmuneu vai pedir às empresas responsáveis pela obra que elaborem relatórios técnicos para que sejam apuradas as possíveis causas do desabamento registado ontem e para garantir a consistência técnica dos trabalhos já executados.
Estas declarações do chefe de Governo de Andorra surgem num momento em que as equipas de emergência continuam no local a tentar resgatar os corpos de quatro operários que permanecem soterrados debaixo de ferros e betão.
As equipas trabalham debaixo de uma forte queda de neve, que cai desde a noite de sábado, e aguardam a chegada de maquinaria especializada vinda da Catalunha tendo como principal objectivo recuperar quanto antes os corpos dos trabalhadores.
Também este domingo as autoridades locais lembraram, mais uma vez, que Andorra dará todo o apoio às vítimas e seus familiares, colocando-se a disposição da Embaixada portuguesa para apoiar a trasladação dos cadáveres, assim como ajudar no regresso dos feridos a Portugal, caso o desejam e estejam em condições de o fazer.
Recorde-se que o acidente ocorreu ao fim da manhã de sábado, quando ruiu a ponte exterior que liga a estrada principal à boca do túnel de Dos Valires, que une as localidades de Encamp e La Massana, obras que deveriam estar concluídas no próximo ano.
Andorra não comenta eventuais falhasO Governo de Andorra não comenta eventuais falhas de segurança na obra onde morreram cinco trabalhadores portugueses até ser divulgado o relatório técnico sobre o acidente.
Xavier Palma, porta-voz do Governo de Andorra, referiu hoje que o Governo "não vai fazer quaisquer comentários oficiais enquanto não for divulgado o relatório técnico e esclarecidas as causas do acidente".
Recorde-se que o Governo de Andorra já abriu um inquérito e decretou a paralisação imediata da obra até nova ordem do Executivo com Xavier Palma a lembrar que "a obra vai ser paralisada até nova ordem e o Governo exige à empresa que dê as garantias necessárias para garantir que a parte da obra que não foi destruída continue com toda a segurança necessária".
Grua para remoção dos escombros já chegou
Já em relação ao atraso na remoção dos escombros este deve-se à chegada tardia de uma grua de grandes dimensões que chegou da região da Catalunha e que é imprescindível para os trabalhos no local, grua que, entretanto, já chegou ao local do acidente.
A grua necessária para a remoção dos escombros e que irá facilitar o resgate dos corpos dos quatro portugueses que ainda se encontram soterrados vai começar a operar na manhã de segunda-feira havendo a informação de que a grua vai começar a ser usada a partir das 7 horas.