Governo nomeia Victor Santos para presidir a Entidade Reguladora da Electricidade

O Governo nomeou o ex-secretário de Estado Victor Santos para presidente da Entidade Reguladora do Sector Energético (ERSE), em substituição de Jorge Vasconcelos.

Agência LUSA /
O nome de Victor Santos tem sido fortemente contestado pelo PSD e CDS-PP ERSE

A decisão foi tomada em reunião do Conselho de Ministros, que aprovou a inda o nome de José Fernandes Braz para vogal do Conselho de Administração deste organismo regulador.

Victor Santos era vogal do Conselho de Administração da ERSE desde Abri l deste ano.

Em conferência de imprensa, o ministro da Economia, Manuel Pinho, disse esperar que o novo presidente da ERSE contribua para "consolidar todo o trabalh o que tem sido feito no domínio da energia" e para tornar o sector "cada vez mai s liberalizado e concorrente".

Portugal, acrescentou, "tem um dos reguladores mais independentes da Un ião Europeia".

O nome de Victor Santos tem sido fortemente contestado pelo PSD e CDS-P P.

O líder social-democrata, Marques Mendes, acusou mesmo o Governo de pre tender controlar a ERSE colocando como presidente um ex-governante de António Gu terres.

O primeiro-ministro, José Sócrates, defendeu, no entanto, a "independên cia e isenção" de Vítor Santos.

"O doutor Vítor Santos não é membro de nenhum partido e não é nenhum cr ime ter feito parte do Governo, não põe em causa a sua independência e isenção", sublinhou Sócrates, no debate mensal no Parlamento.

Licenciado pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa, Victor Santos, de 51 anos, é actualmente um dos dois vogais do consel ho de administração da ERSE, tendo sido nomeado há poucos meses em substituição de Pita Barros.

Jorge Vasconcelos, que esteve à frente da ERSE dez anos, demitiu-se rec entemente, pouco tempo antes do fim do mandato, acusando o Governo de acabar com a independência da regulação do sector eléctrico ao impor um limite administrat ivo de seis por cento ao aumento das tarifas para os clientes domésticos.

PUB