Governo promete reforçar meios de salvamento a pescadores
O ministro da Presidência afirmou hoje que o Governo pretende reforçar os meios de socorro a náufragos, frisando que o país necessita de dispor de condições para dar uma resposta mais pronta em casos de salvamento.
O mestre José Festas, de Vila do Conde, decidiu reunir assinaturas em p rol de mais meios de segurança, na sequência do naufrágio de um barco de pesca n a Nazaré com sete tripulantes a bordo, dos quais três foram encontrados sem vida e outros três permanecem desaparecidos.
No final do Conselho de Ministros, Pedro Silva Pereira confirmou que o ministro da Defesa Nacional, Nuno Severiano Teixeira, interrompeu a sua presença na reunião do Governo para receber José Festas, representante dos mestres e arm adores, que pretendia entregar em mãos o seu manifesto ao Presidente da Repúblic a, Cavaco Silva, e ao primeiro-ministro, José Sócrates, entre outros responsávei s políticos.
"O Governo acompanha com preocupação a situação" em torno das circunstâ ncias em que naufragou o barco "Luz do Sameiro" na passada sexta-feira, começou por referir o ministro da Presidência.
Segundo Pedro Silva Pereira, no próprio dia em que ocorreu a tragédia, o ministro da Defesa Nacional "determinou averiguações" sobre o sucedido e, nest e momento, "possui já relatórios" de entidades como a Força Aérea e a Marinha.
"Os dados disponíveis revelam que é preciso fazer mais e melhor em maté ria de meios de salvamento. O Governo não deixará de tomar todas as medidas ness e sentido", acrescentou o membro do Governo.
Pedro Silva Pereira reforçou ainda que, para o executivo, "o país preci sa de ser capaz de dar uma resposta mais pronta" em situações de socorro a náufragos.