Governo propõe Gouveia e Melo para Chefe do Estado-Maior da Armada

por RTP
Mário Cruz - Lusa

O Governo vai propor o nome do vice-almirante Gouveia e Melo para o cargo de Chefe de Estado-Maior da Armada. Ao que a RTP apurou, a decisão está tomada e vai ser aprovada quinta-feira em Conselho de Ministros, antes de ser formalmente proposta ao Presidente da República.

O vice-almirante que foi o responsável pelo processo de vacinação contra a covid-19 vai substituir o almirante Mendes Calado no cargo.

Para esta quarta-feira está marcada uma reunião do Conselho do Almirantado, que terá de se pronunciar sobre a nomeação do novo Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA). De seguida, será ouvido o Chefe do Estado–Maior General das Forças Armadas e, posteriormente o Governo pedirá a exoneração do Almirante Mendes Calado ao presidente da República e a nomeação de Henrique Gouveia e Melo.
Depois da nomeação por Marcelo Rebelo de Sousa, na qualidade de Comandante Supremo das Forças Armadas, segue-se a tomada de posse que poderá acontecer já na quinta-feira, no Palácio de Belém.

A cerimónia deverá realizar-se depois da sessão de cumprimentos de Natal do Governo ao Presidente da República que está agendada para a tarde de amanhã.

O antigo coordenador da Task Force da vacinação contra a covid-19 foi eleito personalidade do ano pela Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal.
Tópicos
pub