Governo quer reunir sistemas de informação geográfica num único portal
Ponta Delgada, 22 jun (Lusa) - O Governo dos Açores pretende harmonizar os vários sistemas de informação geográfica existentes no arquipélago num único portal, facilitando o acesso aos dados sobre o território, anunciou hoje o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.
"O que se pretende é adequar os sistemas de informação geográfica dos Açores, de vários departamentos e entidades públicas, aos princípios e normas da directiva INSPIRE", afirmou José Contente, em declarações à Lusa em Ponta Delgada.
O secretário regional falava depois de uma audição na Comissão Parlamentar de Política Geral sobre a proposta de decreto legislativo regional que cria a IDEiA (Infraestrutura de Dados Espaciais Interativa dos Açores).
José Contente salientou que se trata de um projecto na área dos sistemas de informação geográfica, que é integrado por todas as entidade públicas produtoras, gestoras e fornecedoras de dados geográficos.
Segundo o secretário regional, os Açores e o Algarve são as regiões portuguesas mais avançadas neste sistema de informação, que considerou ser um "importante instrumento de planeamento e gestão do território".
José Contente assegurou ainda que o diploma proposto pelo executivo regional garante a confidencialidade das informações e salientou que o futuro portal único ficará harmonizado com outros sistemas usados na União Europeia.