Última Hora
Siga ao minuto a guerra entre Israel e o Irão

Governo reforça serviços consulares mas filas de imigrantes mantêm-se

por Cristina Santos - RTP
Dezenas de imigrantes, na maioria angolanos, na quarta-feira, junto à DGAC, em Lisboa. Foto: Manuel de Almeida - Lusa

Após vários dias de longas filas de pessoas à espera de um carimbo para o registo criminal, o Governo decidiu alargar o horário de funcionamento dos serviços da Direção-Geral dos Assuntos Consulares no Porto e em Lisboa.

Nos próximos dias, os serviços vão funcionar até às 20h00, para além do reforço do número de funcionários para dar resposta a centenas de imigrantes que têm passado as noites e os dias junto da Direção-Geral dos Assuntos Consulares.

Centenas de pessoas têm passado dias e noites à espera de um carimbo nos registos criminais para finalizar os processos de legalização junto da AIMA.

O ministro dos Negócios Estrangeiros garante que ninguém vai ser prejudicado.
Paulo Rangel justifica os atrasos na resposta com a conjugação de dois fatores.
A situação parece começar a ser resolvida. No entanto, as filas de pessoas continuam à porta da Direção-Geral dos Assuntos Consulares do Porto, como mostrou a equipa de reportagem da RTP no local, ao início da manhã desta sexta-feira.
Em Lisboa, a situação era idêntica.
Os imigrantes precisam de validar os certificados criminais para que possam legalizar-se na AIMA.

Muitos estiveram à espera três dias. O balcão de Lisboa esteve encerrado quase uma semana, o que fez com que pessoas de vários pontos do país se deslocassem ao Porto.

Os serviços começaram a ser reforçados na quinta-feira.
Tópicos
PUB