Granada de morteiro encontrada no Tejo em Salvaterra de Magos
Uma granada de morteiro foi encontrada nas margens do Tejo, junto à Mata Nacional de Escaroupim, perto de um acoradouro de barcos de pesca em Salvaterra de Magos (Santarém), disse hoje à agência Lusa fonte militar.
A granada de morteiro está enterrada no lodo, "não apresentando perigo para os pescadores locais", devido à idade do cartucho e por já ser considerado obsoleto, afirmou a mesma fonte.
Devido à subida das águas motivado pela maré não foi possivel retirar o engenho explosivo, pelo que a Guarda Nacional Republicana (GNR) do Destacamento de Coruche fará deslocar ao local uma equipa, para retirar e desactivar a granada de morteiro, disse a mesma fonte.
O facto da granada estar em contacto com a água salgada "já inutilizou a espoleta", mas ainda tem a carga explosiva, pelo que terá de ser desactivada, explicou.
No local já estiveram a Segunda Brigada Territorial do Destacamento de Coruche da GNR e a protecção civil da câmara de Salvaterra de Magos, que demarcaram e sinalizaram o local, e informaram os pescadores locais dos cuidados a ter com o engenho.