Grande Reportagem Antena 1: Medicamentos da Terra e do Mar

por Eduarda Maio - Antena 1

Composição de Imagem: Rita Colaço

Vivemos na Era da Bioprospecção: a procura de moléculas na natureza para construir os fármacos do futuro. Esponjas, anémonas, alforrecas, rãs, salamandras, guardam segredos com milhares de anos. São estratégias de defesa e de sobrevivência apuradas ao longo da história das espécies que os seres humanos estão a desvendar, com a ajuda da tecnologia.

Não são detetives, mas andam a tentar desvendar segredos com milhares de anos para criar os medicamentos do futuro. Esponjas, anémonas, alforrecas, rãs ou salamandras, há muito que desenvolveram estratégias de defesa e de sobrevivência. Em Portugal, de Norte a Sul, são vários os cientistas que fazem bioprospecção. Ou seja, que estudam as espécies e que, com ajuda tecnológica, tentam reproduzir o material biológico destes animais, para desenvolver fármacos que possam, por exemplo, combater a dor crónica ou a degeneração nervosa.

Medicamentos da Terra e do Mar é uma Grande Reportagem Antena 1 de Eduarda Maio que pode ver com Língua Gestual Portuguesa e Legendas aqui.
pub