Grande Reportagem Antena1: Penso, logo invisto

por Inês Martins/Antena1

composição da imagem: Rita Colaço

Há cada vez mais pessoas, sobretudo jovens, a procurarem novas formas de investir o que ganham, com o objetivo de chegarem à reforma mais cedo. Na grande reportagem desta semana, conhecemos melhor o movimento FIRE, o movimento pela independência financeira.

Portugal é o país da zona euro com o menor nível de literacia financeira, de acordo com um ranking divulgado pelo Banco Central Europeu em 2022. No entanto, o aumento da inflação e a consequente quebra do poder de compra, tem levado cada vez mais pessoas, sobretudo jovens, a procurarem formas de valorizarem o que ganham sem se tornarem escravas do trabalho. Cortam despesas não essenciais, fazem sacrifícios durante alguns anos, com o objetivo de investirem as poupanças e, assim, chegarem à reforma mais cedo. É o chamado movimento FIRE (Financial Independence, Retire Early) ou IFRA: Independência Financeira, Reforma Antecipada.

A Antena1 conta-lhe histórias de pessoas que estão em diferentes fases do processo. Algumas, com apenas 40 anos, já se reformaram ou estão perto disso. Outras, estão ainda a começar. Mas há sempre o reverso da medalha.

"Penso, logo Invisto" é uma grande reportagem da jornalista Inês Martins, com sonoplastia de Paulo Cavaco, que vai poder ver com Língua Gestual Portuguesa aqui brevemente.
pub