Greve na Carris entre as 10h00 e as 15h00

Os trabalhadores da Carris estão esta terça-feira em greve, entre as 10h00 e as 15h00, para exigir salários e direitos que valorizem e dignifiquem as profissões, estando também prevista a realização de um plenário.

Lusa /
Esta terça-feira há greve na Carris entre as 10h00 e as 15h00 D.R.

A greve foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Motoristas e Outros Trabalhadores (SNMOT) e pelo Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP).

Em 18 de janeiro, a administração da Carris iniciou com os sindicatos representativos dos trabalhadores a negociação do Acordo de Empresa para 2022 e as atualizações salariais, altura em que as estruturas sindicais rejeitaram o aumento de 10 euros apresentado, reivindicando uma subida semelhante à do salário mínimo nacional (40 euros).

Um mês depois, a administração da Carris apresentou aos sindicatos uma nova proposta de atualização salarial, agora de 20 euros, valor que o STRUP considera ainda “muito insuficiente”, defendendo um aumento nominal de 90 euros para todos os trabalhadores.

A proposta defendida pelo SNMOT é de aumentos salariais “no mesmo índice percentual que o salário mínimo nacional sofreu, ou seja, de 6,01%”, sendo que a empresa apresentou, inicialmente, uma atualização salarial de cerca 0,9%.

O plenário geral de trabalhadores para discussão do processo negocial e respetiva evolução realiza-se pelas 11h00 em Miraflores, Oeiras, junto ao edifício da administração.
PUB