Greves por distrito dos professores terminam hoje

por Lusa
As greves dos professores por distritos começaram a 16 de janeiro e terminam hoje Paulo Novais - Lusa

As greves por distrito terminam esta quarta-feira, com uma manifestação na Avenida dos Aliados, no Porto, mantendo-se apenas a do Sindicato de Todos os Profissionais de Educação (Stop).

Esta greve por distritos, iniciada em 16 de janeiro, termina hoje com a manifestação no Porto e a Federação Nacional de Professores (Fenprof), que faz parte da plataforma de oito organizações sindicais responsáveis pela paralisação, espera “milhares de educadores e professores de todo o distrito”.

Hoje, termina também a greve ao primeiro tempo de aulas promovida pelo Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE), que começou no início do segundo período de aulas.

Apesar do fim à vista destas duas paralisações, a greve iniciada em dezembro pelo Stop vai continuar e conta já com pré-avisos até 24 de fevereiro.

As greves iniciadas em dezembro do ano passado começaram com uma contestação às ideias do ministro da Educação para um novo modelo de contratação e colocação de professores, tendo sido alargadas às antigas reivindicações de funcionários e professores.

A recuperação do tempo de serviço congelado ou o fim das quotas e vagas de acesso ao 5.º e 7.º escalões são duas das principais reivindicações dos professores, que têm dito estar disponíveis para uma recuperação faseada ao longo de vários anos.


No entanto, o ministro das Finanças tem recusado estas propostas, defendendo não serem financeiramente viáveis: a devolução dos seis anos, seis meses e 23 dias de tempo de serviço congelados representam um custo cerca de 331 milhões de euros por ano, segundo dados das Finanças.

Sindicatos e Governo realizaram já, sem sucesso, quatro rondas negociais sobre o novo modelo de recrutamento e colocação de professores, devendo realizar-se no final desta semana uma nova reunião.
pub