Gripe. Mortalidade sobe entre a população mais idosa

por RTP

O número de mortos entre os idosos com mais de 85 anos está em níveis acima do esperado, mas Graça Freitas adianta que isso não se deve apenas à gripe, mas também com os efeitos do frio nos idosos. A diretora-geral de Saúde revela que a mortalidade estava abaixo do intervalo que é habitual para esta altura do ano. A última semana foi a que registou maior intensidade de gripe.

O frio faz com que muitas doenças dos idosos descompensem. "É natural que a mortalidade suba, mas está dentro dos limites esperados para a época", refere Graça Freitas em entrevista à RTP.

A taxa de incidência de gripe da última semana voltou a subir e foi a mais alta deste inverno. A responsável da DGS diz que a gripe está num "planalto" de intensidade baixa a moderada, mas que vai tendo pequenas subidas e descidas, como é o caso da última semana.

O vírus da gripe deverá continuar em circulação nas próximas semanas, sendo uma época gripal mais longa, mas sem picos de grande intensidade.

Na terceira semana de janeiro, de 13 a 19, a taxa de incidência foi de 56,24 por 100 mil habitantes, ultrapassando aquilo que aconteceu no final do ano.
pub