Guia sobre locais de culto de Lisboa vai ser apresentado hoje

Os portugueses vão poder conhecer os principais locais de culto da região de Lisboa e compreender os rituais das diferentes religiões através de um guia a apresentar hoje na capital.

Agência LUSA /

O Guião "Olhar o património religioso e entender a cultura", a primeira iniciativa da recém-criada Unidade de Missão para o Diálogo com as Religiões, dá a conhecer os locais de culto mais significativos da região de Lisboa e os princípios fundamentais de cada uma das religiões, disse à Agência o director da Unidade, o padre Miguel Ponces de Carvalho.

A igreja Ortodoxa Grega, as comunidades judaicas, islâmicas e hindu, a união budista e a igreja católica são as religiões que se dão a conhecer no livro, que vai ser apresentado no Palácio Foz, em Lisboa.

De acordo com o padre Miguel Ponces de Carvalho, o guião mostra igualmente como cada espaço sagrado está organizado, qual o sentido das festas e o valor patrimonial e cultural dos locais de culto.

O director da Unidade de Missão para o Diálogo com as Religiões destacou o facto do livro permitir um conhecimento mútuo das diferentes religiões.

Adiantou ainda que este guia tem como principais destinatários os estudantes para que as escolas organizem visitas de estudos aos locais de culto.

No texto introdutório, o secretário de Estado adjunto do ministro da Presidência, Feliciano Barreiras Duarte, refere que "nem todos os locais de culto referidos no livro surgem da imigração tal como a conhecemos nos anos mais recentes, mas foi esta vaga de pessoas, de diferentes origens e de culturas diversas, que alterou a paisagem humana no nosso dia a dia e nos confrontou com o facto de as fronteiras e as distâncias terem, em muitos casos, deixado de fazer sentido".

"Construída a pensar num público escolar, esta obra extravasa largamente esse grupo (Ó). Trata-se de aprender a olhar o património religioso para entender a cultura que todos acabamos de partilhar", diz o secretário de Estado.

A Unidade de Missão para o Diálogo com as Religiões lança igualmente hoje um calendário inter-religioso para 2005.

O calendário "Celebração do tempo" mostra as principais datas festivas de cada uma das religiões representadas em Portugal.

A Unidade de Missão para o Diálogo com as Religiões foi criada pelo Governo para promover a compreensão da diversidade religiosa e fomentar um espírito de tolerância religiosa em Portugal.

PUB