Guimarães estuda traçado de prolongamento comboio a Braga e Barcelos

A Câmara de Guimarães elaborou um ante-proje cto do traçado do prolongamento da ligação ferroviária que serve a cidade até Braga e Barcelos, disse hoje à Lusa o vereador Júlio Mendes.

Agência LUSA /

O autarca adiantou que, o estudo aponta para a extensão da linha de com boio em direcção a Braga, com ligação à futura estação do TGV Porto/Vigo, e cont inuação para Barcelos e Esposende.

"Vamos apresentar a ideia ao Município de Braga, bem como à CP, à Refer -Rede Ferroviária Nacional, e à Comissão que gere o projecto da RAVE-Rede de Alt a Velocidade", referiu.

O trajecto contempla passagens pelo campus de Azurém da Universidade do Minho, e por Fermentões, Ponte e Caldas das Taipas, onde está instalado o pólo tecnológico AvePark, e prevê a construção de um túnel em Azurém e de uma nova po nte sobre o Rio Ave.

Júlio Mendes salientou que, além da ligação ao TGV, a nova via férrea s erviria para "incrementar a mobilidade entre os vales do Ave e do Cávado, possib ilitando, por exemplo, uma ligação directa entre os pólos de Braga e Guimarães d a Universidade".

O projecto - sublinhou - nada tem a ver com a ideia que vem sendo avanç ada por meios empresariais e políticos do distrito de construção de um metro de superfície a ligar o quadrilátero urbano composto por Braga, Guimarães, Famalicã o e Barcelos.

"O metropolitano teria de ter características completamente diferentes em termos de traçado e de paragens, bem como de investimento", referiu.

PUB