Há cada vez mais automóveis nos acessos a Lisboa e Porto

Está a aumentar o tráfego em torno das duas maiores cidades portugueses. Este movimento é notório, por exemplo, nas autoestradas, tendo-se registado este ano todos os recordes de circulação.

Antena 1 /

Foto: Nuno Patrício - RTP

Ao todo, as autoestradas portuguesas registaram 22 mil carros por dia. É o número mais alto dos últimos 15 anos, com as receitas das portagens a subir 20 por cento.

No IC19, que liga Lisboa a Sintra e Amadora, passaram quase 115 mil carros entre janeiro e setembro. Segue-se a A20, no Porto, e a A5, entre Lisboa e Cascais, com mais de 90 mil viaturas nos primeiros nove meses do ano.

Para o especialista em transportes e professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Álvaro Costa, esse aumento de tráfego nas estradas acontece porque os transportes públicos não são alternativa. Álvaro Costa dá o exemplo da cidade do Porto.
Diz o especialista que os elevados custos da habitação levam as pessoas para fora da cidade. Por isso, a solução passa por investir nos transportes nesses locais, para que as pessoas deixem o carro na garagem.

Também para João Figueira Sousa, especialista em planeamento de transportes e mobilidade, a solução passa por limitar o acesso dos carros e promover os transportes públicos.
O professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa acredita que, ao contrário das gerações anteriores, os mais novos olham com bons olhos estas alternativas.
PUB