Habitantes de Barbeita cortaram estrada contra ligação ao viaduto da A25
Mais de cem habitantes de Barbeita, em Viseu, cortaram hoje durante cerca de duas horas a estrada principal da localidade, em protesto contra o facto de uma das vias de acesso à povoação não estar ligada ao viaduto da A25.
Os habitantes de Barbeita, freguesia de Rio de Loba, impediram a passagem do trânsito, manifestando-se contra aquilo que consideram ser "um erro de projecto".
O presidente da Junta de Rio de Loba, Ramiro Loureiro, explicou que "o novo viaduto que passa pela A25 e faz a ligação a Barbeita, não contempla a utilização de uma das ruas que dá acesso ao centro da povoação", situação que desagrada aos habitantes.
"Embora não pactue com este tipo de corte de estradas, concordamos plenamente com a insatisfação da população", adiantou Ramiro Loureiro.
Ao local deslocou-se o vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu, Américo Nunes, que informou os manifestantes que a concessionária da obra das Estradas de Portugal mostrou abertura para analisar uma proposta feita pela autarquia no sentido de resolver o problema.
"Fizemos sentir à concessionária da obra das Estradas de Portugal, que não concordamos com a solução proposta para o terreno" e a Câmara de Viseu "apresentou uma proposta de alteração, que prevê uma maior articulação entre a ponte e as estradas complementares", disse Américo Nunes.
Da parte da concessionária diz ter recebido "compreensão e abertura neste processo de diálogo".
"Temos esperança que venha a executar a obra de acordo com a proposta da Câmara ou, se possível, que a melhore", adiantou.
Os manifestantes, por seu lado, não excluem a possibilidade "de recorrer a mais cortes de estrada", caso o desejado acesso à A25 não venha a ser construído.