Helicóptero português resgata cinco tripulantes

por RTP
Helicóptero da Força Aérea Portuguesa ajudou no resgate dos tripulantes de um navio que naufragou em águas espanholas RTP

A Força Aérea Portuguesa resgatou cinco dos 24 tripulantes de um barco que naufragou na madrugada de ontem ao largo da Galiza. O pedido de socorro foi feito pelas autoridades espanholas que pediram a participação do helicóptero português nas operações de salvamento que decorreram ao largo do Cabo Finisterra. Há dois desaparecidos a registar.

O pedido de auxílio foi feito logo às primeiras horas do dia, por volta das seis e meia da manhã, à Força Aérea Portuguesa que recebeu uma chamada das autoridades espanholas a descrever a situação que se vivia ao largo do Cabo Finisterra.

Um navio, com bandeira dos Barbados, estava com uma inclinação de 60 graus e precisava de auxílio imediato para resgate dos 24 tripulantes que transportava.

A Força Aérea enviou imediatamente um helicóptero para o local, o EH-101 Merlin, uma hora depois do pedido espanhol, e chegou à zona do naufrágio a tempo de conseguir resgatar cinco membros da tripulação do barco enquanto as autoridades espanholas conseguiram salvar outros 17 tripulantes.

Do naufrágio resultaram ainda dois desaparecidos que estão a ser procurados pelas autoridades espanholas que se encontram no local, quer em busca dos tripulantes desaparecidos, quer perscrutando um eventual derrame de nitrato de amónio.

 

Tópicos
pub