"História com Voz". Freguesia de Santo António põe estátuas a falar

A Freguesia de Santo António, em Lisboa, põe as estátuas a falar numa iniciativa que se chama "História com Voz". A ideia é de forma divertida, bem-humorada e historicamente correta dar voz às 22 estátuas desta freguesia de Lisboa, que em poucos minutos contam um pouco da sua história em discurso direto.

Arlinda Brandão - Antena 1 /

Foto: Arlinda Brandão - Antena 1

Para receber uma "chamada telefónica", basta apontar a câmara do telemóvel ao QR-Code que se encontra junto à estátua, o que coloca o representado na estátua a falar com o visitante, acerca da sua vida e obra.

Os conteúdos, textos historicamente corretos, têm a chancela de qualidade do Centro Nacional de Cultura e uma pitada do humor de Nilton.

As vozes nacionais são de figuras da cultura portuguesa, que se associaram a este projeto, enquanto a voz inglesa é gerada por inteligência artificial.


O Marquês de Pombal vai falar com a voz de Júlio Isidro, uma das figuras convidadas, Carlos Cunha dá voz a Camilo Castelo Branco, Herman José a Alexandre Herculano.

Foi junto da estátua de Alexandre Herculano, na Avenida da Liberdade, que a Antena 1 experimentou e agora dá a conhecer como é que este projeto funciona.

PUB