Homem próximo de Embaló. PJ detém suspeito de branqueamento e malas com cinco milhões de euros

A Polícia Judiciária apreendeu malas com quase cinco milhões de euros de Tito Gomes Fernandes, um homem próximo do presidente recentemente deposto na Guiné Bissau, Sissoco Embaló.

RTP /
Sissoco Embaló na votação para as eleições presidenciais na Guiné-Bissau, a 23 de novembro de 2025. Foto: Luc Gnago - Reuters

Em comunicado, a Polícia Judiciária esclarece que a detenção ocorreu "esta madrugada" de domingo no Aeroporto Militar de Figo Maduro. A RTP apurou que se trata de Tito Gomes Fernandes, próximo de Sissoco Embaló. No voo seguia também a mulher do ex-presidente guineense, que não foi detida.  

A ação conjunta com a Autoridade Tributária resultou na detenção de "um um cidadão estrangeiro, proveniente de um voo da Guiné-Bissau", indiciado pela prática dos crimes de "contrabando e de branqueamento de capitais".
Na origem das diligências realizadas pela PJ durante toda a noite e madrugada esteve uma denúncia anónima.

Segundo a PJ, o suspeito transportava cerca de cinco milhões de euros em numerário. 

O voo, proveniente de Bissau, estava inicialmente classificado como sendo militar. Depois, de Lisboa, seguiria para Beja. 

"Posteriormente, verificou-se que a natureza do voo e o seu final eram distintos do inicialmente indicado às autoridades aeronáuticas", acrescenta a Polícia Judiciária. 

O detido será presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação. 
Tópicos
PUB