Hospital Amadora-Sintra. Doentes urgentes com tempo de espera acima das 24 horas

Os doentes urgentes no Hospital Amadora Sintra estiveram este domingo com tempos de espera acima das 20 horas. Durante a tarde, o tempo médio de espera chegou a estar acima das 24 horas. Pelas 22h00, o tempo de espera caiu para 1h46.

Andreia Martins - RTP /
Foto: António Antunes - RTP

A situação parece estar agora um pouco mais calma no Hospital Amadora-Sintra, onde o tempo de espera para doentes urgentes chegou a superar as 24 horas durante a tarde de domingo. 

Segundo a plataforma do Ministério da Saúde que regista e divulga os tempos médios de espera para atendimentos, os doentes urgentes - com pulseira amarela - esperavam 1h46 às 22h15. 

Os doentes muito urgentes tinham a essa hora um tempo de espera de 31 minutos. 

Durante a manhã o período de espera para doentes urgentes chegou às 20 horas, situação que se agravou durante a tarde. Pelas 18h00, os doentes considerados urgentes tinham um tempo de espera de 1 dia e 55 minutos. 

Já a espera para os doentes muito urgentes (laranja) chegou a atingir as duas horas e 50 minutos. 
Contactada pela RTP, a direção do hospital explica a situação com a falta por parte de médicos que estavam escalados para este domingo.

Adianta também que houve situações clínicas mais complicadas que provocaram atrasos nos tempos de espera.

"O perfil dos atendimentos, com vários casos de doentes emergentes que necessitaram de ser reanimados, mobilizou durante algum tempo os profissionais de serviço", refere a direção do hospital. 

O Hospital Amadora-Sintra apela aos utentes para que contactem a linha SNS24 (808 24 24 24) antes de se dirigirem à urgência hospitalar de modo a evitarem deslocações desnecessárias. 
Tópicos
PUB