Hospital de Cuidados Continuados de Murça inaugurado sexta-feira

A Unidade de Internamento de Murça, inserida na Rede Nacional de Cuidados Integrados e que, desde Janeiro, acolhe 45 idosos e doentes dependentes, é inaugurada oficialmente sexta-feira, anunciou fonte da Misericórdia local.

Agência LUSA /

A infra-estrutura de saúde, que vai ser inaugurada pelo ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, representou um investimento de quatro milhões de euros, dos quais 449 mil euros foram comparticipados pelo Programa Saúde 21.

O hospital está neste momento com a sua capacidade máxima ocupada, designadamente 20 pacientes na unidade de internamento de longa duração e 25 na de média duração.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Murça, Belmiro Vilela, salientou que ainda que esta Unidade de Internamento resultou de um protocolo entre a instituição e os ministérios da Saúde e da Segurança Social.

A infra-estrutura está instalada no Hospital de Cuidados Continuados de Murça, que apesar de apenas ter começado a receber pacientes em Janeiro deste ano, já se encontrava pronto a funcionar desde 01 de Fevereiro de 2005.

O Ministério da Saúde anunciou a criação, em 2006, de 1.100 camas para apoiar doentes crónicos e dependentes, no âmbito das experiências-piloto da Rede de Cuidados Continuados Integrados.

Estas camas estão espalhadas por Unidades de Convalescença, de Internamento de Média Duração, de Internamento de Longa Duração e de Cuidados Paliativos, em todos os distritos portugueses.

A rede de cuidados continuados deverá ficar dotada, até 2016, com mais de 16 mil novas camas em todo o país.

O distrito de Vila Real vai dispor ainda de duas Unidades de Convalescença, com 36 camas, em Vila Pouca de Aguiar e Valpaços.

O ritmo de crescimento da população idosa no distrito tem sido bastante acelerado, com um aumento percentual de 11,7 para 20,3 entre 1981 e 2004, segundo dados do Centro Regional de Segurança Social de Vila Real.

O índice de envelhecimento demográfico (relação entre a população idosa e a população jovem) tem vindo a aumentar, representando em 1981 aproximadamente 40,7 por cento e, em 2004, 147,3 por cento.


PUB