Hospital de S. João realiza estimulação cerebral profunda, cirurgia pioneira em Portugal

Porto, 29 Jan (lusa) - O Hospital de S. João, no Porto, anunciou hoje que efectuou com êxito, e pela primeira vez em Portugal, a aplicação de estimulação cerebral profunda em doentes com dor intensa e crónica.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A equipa liderada pelo professor Rui Vaz, director do Serviço de Neurocirurgia da unidade de saúde, operou terça-feira os dois primeiros doentes, ambos vítimas de acidentes de viação graves que lhes provocaram lesões do tecido nervoso, com paralisia e dor violenta, num braço.

Hoje, em declarações à Lusa, o neurocirurgião Rui Vaz explicou que este novo tratamento cirúrgico é essencialmente direccionado a doentes com lesões do tecido nervoso, amputados ou vítimas de acidente vascular cerebral.

Os primeiros doentes operados foram encaminhados para esta intervenção inédita em Portugal, pela Consulta da Dor do Hospital de S. João, depois de esgotados todos os métodos de tratamento disponíveis para o alívio da dor.

A cirurgia consiste em colocar um estimulador num núcleo do cérebro, que interfere com a regulação da dor.

"Ao estimular o núcleo, consegue-se reduzir os circuitos que provocam a dor no doente", explicou o especialista.

O arranque desta terapêutica em Portugal foi acompanhado por um especialistas inglês de um centro da Universidade de Oxford, que é considerado "de referência a nível europeu" na aplicação desta técnica.

Em toda a Europa, segundo o professor Rui Vaz, foram realizadas "poucas dezenas" de tratamentos da dor com estimulação cerebral profunda, mas os resultados revelam uma eficácia entre 50 a 70 por cento dos casos.

"Há de facto uma redução significativa da dor e isso já foi visível nos doentes que operamos terça-feira", frisou.

A equipa de neurocirurgia do Hospital de S. João, liderada pelo professor Rui Vaz, foi também pioneira no tratamento cirúrgico, com estimulação cerebral profunda, de doentes com distonia, Parkinson e tremor essencial.

PM.


PUB