Hospital do Barlavento com nova sala operatória do bloco de partos

O Hospital do Barlavento Algarvio (Portimão) anunciou hoje a entrada em funcionamento da nova sala operatória do bloco de partos, serviço que contribuirá para diminuir o tempo de atendimento aos partos por cesariana.

Agência LUSA /

O novo serviço ficará também disponível para dar resposta a outras cirurgias ginecológicas, que tinham de ser realizadas no bloco operatório central.

Segundo o conselho de administração do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA), a nova sala operatória do bloco de partos "evitará que as parturientes que necessitem de cesariana sejam deslocadas para o bloco operatório central, diminuindo o tempo de atendimento".

"Sempre que uma parturiente necessitava de ser submetida a um parto por cesariana, era deslocada para o piso inferior, correndo todos os riscos, agravados pela indisponibilidade, por vezes, de salas do bloco central", sublinham os gestores do CHBA.

Com a diminuição do tempo de atendimento, diminuirá também o eventual "risco de vida tanto para as parturientes como para os recém- nascidos", acrescentam.

Para os gestores daquela unidade saúde do Barlavento Algarvio, a resposta imediata no atendimento vai reforçar a qualidade dos serviços hospitalares, "uma prioridade desta gestão".

Com a entrada em funcionamento deste novo serviço, a maternidade da Unidade de Saúde de Portimão passa a ser a única do Algarve a dispor de instalações integradas de apoio pré e pós-natal, com sala operatória própria, ao nível das exigências de qualidade internacionais.


PUB