Hub Criativo do Beato avança com obras de infraestruturas. Primeiro edifício para estrear este verão

As obras de infraestruturas começaram em janeiro. São na rede de águas, esgotos, abastecimento de energia elétrica, gás, telecomunicações, tratamento de resíduos, pavimentação, zonas verdes. Até ao verão estima-se que fiquem prontas. Compete ao Município de Lisboa assegurar a disponibilização de infraestruturas.

Foto: Arlinda Brandão/Antena 1 /
Prevê-se que o primeiro edifício, o Factory, uma incubadora alemã, seja concluído "no arranque do segundo semestre de 2020". Era para estar concluído há mais de um ano.

Há obras que estão a avançar mais devagar do que o previsto, mas não se trata de "pintar umas paredes", diz Miguel Fontes. O diretor executivo da Startup Lisboa considera que "por trás destas obras estão um conjunto de trabalhos e procedimentos que levam o seu tempo. Houve um trabalho minucioso espaço a espaço".

Hoje, a Antena 1 acompanhou o ponto de situação sobre os projetos e obras feito pela Startup Lisboa aos jornalistas.

O modelo de desenvolvimento desenhado pela Startup Lisboa pressupõe que a recuperação dos edifícios é da responsabilidade dos promotores selecionados, através de parcerias. E nesta altura está contratualizado entre 60 a 70 por cento do espaço.

O Hub Criativo do Beato está a nascer na antiga Manutenção Militar (complexo fabril do Exército) para acolher um dos maiores pólos de inovação e empreendedorismo da Europa. Serão 18 edifícios, distribuídos por cerca de 35 mil metros quadrados, de valor industrial e arquitectónico, que estão a ser reconvertidos para receber um conjunto de entidades nacionais e internacionais nas áreas da tecnologia, inovação e indústrias criativas.
PUB