HUC realizam primeiro transplante hepático em adulto com dador vivo

Os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) anunciaram hoje a realização, em Portugal, do primeiro transplante hepático com dador vivo em adulto, revelando que a intervenção foi "um êxito".

Agência LUSA /

A operação inédita em Portugal foi realizada no dia 05 de Outubro e foi "um êxito", sendo "a única terapêutica possível" para o receptor do órgão, que sofre de paramiloidose - explicou, em conferência de imprensa, o presidente do conselho de administração dos HUC, Agostinho Almeida Santos.

O transplantado é um jovem de 23 anos, padecendo da "doença dos pezinhos", que recebeu parte do fígado do seu pai, de 48 anos.

Ambos se encontram bem e deverão ter alta hospitalar ainda esta semana ou no início da próxima, prevendo-se que o dador do órgão saia primeiro.

"É um feito notável, de grande complexidade técnica e científica", realçou Almeida Santos.

Segundo o director do Centro de Responsabilidade de Transplantação Hepática dos HUC, Fernando José Oliveira, que foi cirurgião principal na intervenção, a par com Baptista Geraldes e Emanuel Furtado, o transplante com dador vivo "deve ser encarado como uma alternativa terapêutica, mas com prudência".

De acordo com o médico, o centro de Coimbra é o único em Portugal a fazer transplantes hepáticos com dador vivo, tendo realizado até agora 18 destes procedimentos, dos quais os 17 primeiros foram concretizados em crianças.

Baptista Geraldes disse que a sobrevida destes pacientes sujeitos a transplante com dador vivo é superior a 90 por cento.

O doente agora transplantado com parte do fígado do seu pai começou a ser estudado em Janeiro e há mais dois pacientes candidatos a esta intervenção - foi ainda revelado na sessão, em que compareceu também o médico José Pimentel, em representação do director clínico dos HUC, João Pedroso Lima.

A paramiloidose é uma doença genética que se manifesta geralmente por volta dos 30 anos e que leva à morte em pouco tempo, sendo o transplante hepático "a única terapêutica possível".

Segundo dados divulgados na conferência de imprensa, os HUC realizaram, desde Outubro de 1992, 666 transplantes hepáticos, 125 dos quais pediátricos.

Este ano, foram feitos 38 transplantes hepáticos, sete em crianças.

Criado em Setembro de 2005, o Centro de Responsabilidade de Transplantação Hepática dos HUC realizou até hoje 59 transplantes, onze dos quais no domínio pediátrico.


PUB