I3S galardoado com Prémio Corino de Andrade

Porto, 13 Jan (Lusa) - O consórcio I3S (IBMC, INEB e IPATIMUP) foi distinguido com o prémio Corino de Andrade, que se destina a distinguir anualmente as pessoas ou instituições que prestaram serviços relevantes à Medicina e aos médicos portugueses, foi hoje anunciado.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Instituído pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, o prémio, sem valor pecuniário, será entregue quarta-feira e deverá contar com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Mariano Gago.

O I3S é um projecto que junta três das mais reconhecidas instituições nacionais de investigação biomédica: Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), Instituto Nacional de Engenharia Biomédica (INEB)e Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP).

Em comunicado, a OM/Norte salienta que "no seu conjunto, IBMC, INEB e IPATIMUP, garantem um elevado nível de publicações científicas nacionais. Por outro lado, têm revertido essa investigação em novas aplicações com impacto público directo".

"Serviços de rastreio, novas tecnologias emergentes e a transferência de conhecimento para o sector da saúde têm pautado as linhas directivas destas organizações com visível sucesso", acrescenta.

De âmbito nacional, o galardão visa perpetuar o nome do médico e investigador que identificou e caracterizou a paramilóidose, conhecida como a "doença dos pezinhos".

Durante a sessão de entrega do prémio será feita uma abordagem biográfica do médico por Maria João Saraiva, investigadora na área da paramiloidose e seguidora de Corino de Andrade.

O prémio deverá ser entregue por José Pedro Moreira da Silva e será recebido pelo Presidente do Conselho de Gestão e Orientação do I3S, Alberto Amaral, que representará o consórcio.

Outras instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian, a Cruz vermelha ou a BIAL foram já laureadas com o Prémio Corino de Andrade.

PM.


PUB