IA da Google já apoia tribunais, escolas, hospitais e muitas empresas em Portugal

A Google deu a conhecer novas funcionalidades e ferramentas no campo da Inteligência Artificial, sendo que algumas estão já em prática em Portugal. Entre elas a disponibilização de um portfólio de 'cloud' soberana em Portugal, que pode ser integrado na Estratégia Digital Nacional (EDN), mas também conversações por voz multilíngua, com tradução em tempo real.

A empresa tecnológica Google voltou a dedicar um dia, em Portugal, para falar das novidades ligadas à Inteligência Artificial (IA). O Convento do Beato, em Lisboa, foi o palco de mais um Google Cloud Day, em que marcaram presença dirigentes de empresas, investidores, promotores e curiosos sobre está vertente digital.

Entre as novidades apresentadas pela Google Cloud está a disponibilidade de uma "Cloud Soberana" em Portugal, a tradução de voz em tempo real no Google Meet, usos práticos da IA na Administração Pública portuguesa e em, empresas nacionais.

Sofia Marta, country manager da Google Cloud Portugal, esteve à conversa com a RTP Notícias e destacou que Portugal tem a dimensão e o talento necessários para se tornar uma referência no que diz respeito ao melhor da inteligência artificial.
Estratégia Digital Nacional e o uso de uma “cloud” soberana
A Google Cloud continua a afirmar o seu compromisso com Portugal na disponibilização de um portfólio em constante evolução de "cloud soberana". Uma oferta que procura responder às crescentes necessidades das organizações portuguesas, abrangendo desde uma infraestrutura global optimizada, ao desenvolvimento de agentes e soluções de produtividade IA.

Sofia Marta, country manager da Google Cloud Portugal presente nesta iniciativa tecnológica, explicou à RTP Notícias que esta nuvem exclusiva (cloud soberana) é um tema de grande interesse, especialmente no que toca ao controlo e proteção de dados dentro da União Europeia.

Uma solução, refere, que inclui chaves de encriptação robustas para garantir que a informação permanece inacessível a terceiros, mitigando os atuais riscos geopolíticos. Sofia Marta explica que esta ferramenta é já utilizada em alguns países na área da Defesa. Uma "cloud soberana" que comporta dados únicos, essenciais e que está completamente isolada da infraestrutura de cloud convencional do restante globo digital.
Esta iniciativa alinha-se com a Estratégia Digital Nacional e o Plano de Ação 2025-26 do Governo português, aprovados em dezembro, que prevê a definição de um plano de desenvolvimento para uma "cloud soberana" ainda este ano. Questionada sobre a candidatura da Google a esta iniciativa, Sofia Marta responde: "Claro que sim".

Mas para quem pensa que a Inteligência Artificial é só para empreendedores privados ou para os mais especializados em tecnologias e inovação, essa ideia está desatualizada, até porque a Administração Pública em Portugal já utiliza estes recursos digitais.

Exemplo disso mesmo é a utilização do NotebookLM pelo Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais, que serve de apoio à análise dos juízes sobre os documentos apresentados a esta ferramenta digital.

“O que estamos a dizer aqui é que, com base na informação existente, o Gemini trabalha toda essa informação, digamos, e dá um output inteligente de suporte aos juízes.” Sofia Marta explica que “os juízes, com base nesse output, conseguem interagir e conseguem depois ter no fundo, quase uma ferramenta de suporte à sua decisão muito mais rápida e que obviamente o que queremos é que impacte de forma positiva aquilo que é a celeridade dos processos judiciais em Portugal.”
Ainda dentro desta categoria a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia - um dos departamentos do Governo Regional da Madeira - está a criar um 'chatbot' personalizado, através do Google AI Studio, na ajuda à aprendizagem.

Outro dos exemplos é a ULS Coimbra, que está a integrar o Google Workspace com o Gemini, para tornar os processos clínicos mais complexos mais ágeis, mais seguros e com informação mais facilitada e perceptível.
Google Meet. Uma conversa “Tu cá, tu lá”, sempre na tua língua
Entre as várias novidades apresentadas neste dia Google Cloud foi a apresentação da tradução em tempo real no Google Meet que elimina barreiras linguísticas.

[Sofia Marta]: “Eu consigo estar a falar em português para alguém que do outro lado fala em inglês, que vai ouvir aquilo que eu estou a dizer na sua língua, exactamente com o mesmo tom, com a mesma, com a mesma voz, digamos assim, com que eu estou a falar de uma forma natural e eu vou conseguir ouvir de volta.

Sofia Marta destaca ainda outras novidades, nomeadamente para a música (Lyria 2) e para a componente vídeo (Veo 3) com a capacidade de criar narrativas visuais únicas e totalmente reais criadas por IA.

Ainda dentro do campo da interacção IA com o utilizador foi dado a relembrar a capacidade do Gemini Live, em Português, em que mostraram a evolução do Projeto Astra capaz de interagir com o utilizador através da câmara em tempo real, refere a country manager da Google Cloud Portugal.

“Com a câmara [do telemóvel] conseguimos filmar todo o contexto à nossa volta e interagir em português, fazer perguntas, obter respostas e, portanto, de uma forma não só escrita como tradicionalmente se fazia até aqui com as ‘prompts’, mas conseguimos de facto ter aqui quase um assistente inteligente para o nosso, para o nosso dia.”


Inteligência Artificial: Uma Ferramenta, não uma ameaça 
Sofia Marta reforça que a Inteligência Artificial será um complemento ao trabalho humano e que, de acordo com os estudos já realizados nesta vertente, estima-se que cerca de 60 por cento das profissões passem a utilizar esta tecnologia como complemento.

“Aquilo que se estima é que vão ser extintos alguns postos de trabalho, mas também vão ser criados outros tipos de postos de trabalho. E portanto, eu acho que estamos aqui num momento em que a inteligência artificial e cada vez mais… já não vou dizer vai ser, porque já é, um complemento, uma forma de nós utilizarmos aquilo que nós somos capazes de fazer como humanos e que nos dá, no fundo, uma capacidade quase sobre humana, de podermos fazer as nossas tarefas pessoais e profissionais de uma forma mais rápida, de uma forma mais eficaz e de uma forma potencialmente melhor.”

E são já muitas as empresas portuguesas a adotar ativamente IA, revela a country manager da Google Cloud Portugal. “Aliás, hoje vamos ter aqui, só aqui no nosso evento, mais de 25 clientes diferentes a partilhar as suas histórias de sucesso com casos concretos que já estão a utilizar efetivamente. Portanto, não é algo que é ficção, é uma coisa que já é real.”

Entre elas a Google Cloud já investe na capacitação através de parcerias com a Escola 42, a APDSI e formações internas, refere Sofia Marta.


O Caminho da Google para liderar na IA 
Apesar do ChatGPT ter sido o primeiro contacto para muitos, a Google continua a apostar na abertura da sua plataforma e no posicionamento do Gemini 2.5 Pro no topo dos rankings de performance.

“Foi de facto com o ChatGPT, e portanto é normal que muitas das pessoas começaram a aceder a esta nova tecnologia por via dessa experimentação. O que eu acho que é muito benéfico, porque no final do dia o que nós queremos é que as pessoas de facto tenham acesso a todas as opções que existem no mercado e depois possam decidir de facto aquela que mais lhes convém, e aquela que de facto tem mais impacto para o caso de uso. Nós vamos estar sempre a fazer um esforço, até porque nós somos, eu diria que a única entidade que tem este portfólio em torno, desde a infraestrutura aos modelos, a parte da plataforma é a parte dos agentes in-house, digamos assim.”


A country manager da Google Cloud Portugal deixa ainda um apelo final, para que Portugal participe mais ativamente na evolução tecnológica global, através do talento nacional envolvido e existente. “Vamos pôr Portugal cada vez mais no mapa”, conclui.