Idosos cada vez mais isolados e em risco de pobreza, denunciam confederações

por Antena 1

DR

Travar a subida dos preços dos bens essenciais, subir salários e pensões, melhorar o acesso ao Serviço Nacional de Saúde, reconhecer o direto a envelhecer com direitos. São os pilares que juntam a confederação de reformados, pensionistas e idosos - MURPI e a inter-reformados da CGTP numa jornada de luta com concentrações hoje no Porto, Coimbra, Lisboa, Évora e Faro.

Com pensões desfasadas da realidade, depois de dois anos de pandemia e com uma inflação galopante, são cada vez mais os idosos em situação de pobreza e isolados.

Casimiro Menezes, do MURPI, sublinha que, hoje em dia, conseguir uma simples consulta de acompanhamento num centro de saúde é muito mais difícil.

Entre as propostas do MURPI que serão entregues hoje ao Governo está o aumento extraordinário de 20 euros para as pensões, com efeitos a janeiro passado, para evitar o aumento da taxa de pobreza da população idosa.

Incluem-se também as propostas de alterações à lei das reformas com a eliminação do fator de sustentabilidade e a atualização das reformas indexado ao aumento do custo de vida.
pub