IDT oferece consulta para jovens e famílias em risco

Porto, 20 Nov (Lusa) - O Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT) anunciou hoje, no Porto, a criação de uma consulta de apoio específica para jovens e famílias em risco, que funciona na delegação Norte, no âmbito de um projecto de prevenção da toxicodependência.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Em declarações à Lusa, Adelino Vale Ferreira, director regional do Norte do IDT, adiantou que as consultas funcionam diariamente entre as 08:00 e as 20:00 na sede do IDT/Norte, na Avenida da Boavista, no Porto.

"Os jovens carecem de respostas urgentes e quase imediatas e não podem, perante uma crise familiar, por exemplo, ficar a aguardar um mês ou dois por uma consulta", sublinhou o responsável, que falava à margem da Conferência "Famílias, Estilos de Vida e Drogas", que hoje termina na Universidade Portucalense, no Porto.

Segundo Adelino Vale Ferreira, está a ser preparada a divulgação desta nova consulta junto das instituições escolares, de saúde e outras que trabalhem com jovens e famílias em risco.

"Será oferecida uma resposta concreta, integrada e articulada com todas essas instituições", frisou, sublinhando que as famílias e os jovens podem também recorrer directamente aos serviços da equipa técnica que foi constituída no âmbito deste projecto integrado de apoio à comunidade.

A equipa inclui, além de outros técnicos, terapeutas familiares, psicólogos clínicos e psiquiatras.

Adelino Vale Ferreira afirmou que, apesar do trabalho ter sido iniciado há apenas 15 dias, já foram referenciadas "cerca de 100 famílias" com necessidades de apoio.

O projecto, pioneiro em Portugal, está a ser concretizado na Área Metropolitana do Porto, mas a intenção é, numa fase seguinte, alargá-lo a outros distritos.

"O tipo de respostas que é dada vai desde as informações ao apoio na forma de lidar com as situações até mesmo à terapia familiar", frisou o responsável, que considera "imprescindível" o envolvimento da família na prevenção da toxicodependência.

No seu entender, "a família, a par de outras instituições sociais como a escola e a comunidade, assume um papel importante porque funciona como modelo no sentido de suporte à construção da própria identidade dos jovens adolescentes".

"Embora o consumo de drogas esteja mais ou menos generalizado, sabemos que é na adolescência que o consumo pode trazer consequências mais graves, uma vez que bloqueia o próprio processo de desenvolvimento e de integração do jovem adolescente", acrescentou.

A Conferência "Família, Estilos de Vida e Drogas - envolver as famílias na Prevenção" é organizada pelo Grupo Pompidou do Conselho da Europa e pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência e integra-se no programa da Presidência Portuguesa da União Europeia para a área da Saúde.

O encontro tem como objectivo desenvolver novas formas de prevenir a toxicodependência com o envolvimento das famílias e partilhar boas práticas e experiências nesta área.

Participam 165 profissionais envolvidos na prevenção do uso de drogas e no trabalho social dos 35 países membros do Grupo Pompidou e associados.

O Grupo Pompidou é o órgão intergovernamental do Conselho da Europa que se ocupa da luta contra o abuso e o tráfico ilícito de drogas.

Criado em 1971, este grupo tem como missão contribuir para a elaboração de uma política multidisciplinar, equilibrada, eficaz e inovadora em matéria de luta contra a droga, sendo objectivo do grupo dar assistência prática aos responsáveis pela elaboração das políticas, aos profissionais e aos técnicos no terreno.

Portugal é membro do Grupo Pompidou desde 1985.

PM.


PUB