IGAI abre processos contra polícias envolvidos na operação Safra Justa

A Inspeção-Geral da Administração Interna abriu processos disciplinares aos onze polícias envolvidos na operação sobre a exploração de imigrantes. Os militares da GNR arguidos apresentaram-se ao serviço, mas foram impedidos de regressar ao trabalho por decisão do comando.

RTP /

Foto: Nuno Patrício - RTP

De acordo com a Inspeção-Geral da Administração Interna, os processos foram desencadeados por decisão da ministra Maria Lúcia Amaral.

A Inspeção-Geral da Administração Interna abriu onze processos disciplinares aos polícias envolvidos na operação Safra Justa, desencadeada a semana passada pela Polícia Judiciária.

Estes processos surgem, de acordo com o que a IGAI adiantou à RTP, após uma decisão da ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral.

A Inspeção-Geral adianta que já foi pedido ao Ministério Público "o envio de elementos do processo de inquérito crime" e que "logo que recebidos os elementos solicitados, será efetuada a ponderação de eventual proposta de aplicação de medidas cautelares", que podem ir até à transferência ou suspensão do exercício de funções dos polícias.
PUB