Igreja quer S. Francisco Xavier como exemplo para novos tempos de evangelização
Os bispos portugueses apelaram hoje ao reforço da missão evangelizadora dos cristãos na actualidade, aproveitando o exemplo de São Francisco Xavier e os 500 anos sobre o seu nascimento, que se comemoram em 2006.
Em nota pastoral hoje divulgada em Fátima pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), é considerado que "a missão na Igreja está hoje ainda no seu início", como "as mudanças sociais e a permanência de povos não evangelizados responsabilizam a acção da Igreja, se quer ser fiel a Cristo seu fundador".
"O crescimento demográfico no Sul e no Oriente, em países não cristãos, faz aumentar continuamente o número das pessoas que ignoram a redenção de Cristo", consideram os bispos portugueses, para quem "o processo de enraizamento do Evangelho nas culturas concretas de cada sociedade é ainda hoje uma exigência a cumprir".
"Hoje pelas facilidades que propõe o turismo ou outros géneros de mobilidade humana, tornou-se mais fácil a informação sobre os diferentes povos e sobre as próprias circunstâncias em que se procede à evangelização", adianta a nota pastoral.
O documento acrescenta que "todas as igrejas particulares, jovens e antigas, são chamadas a dar e a receber da missão universal e nenhuma se deve fechar em si própria".
Chamado o "Apóstolo do Oriente", S. Francisco Xavier é o Padroeiro das Missões, tendo sido reconhecido por João Paulo II como "o apóstolo mundial dos tempos modernos".