Imagem e moda em destaque no Politécnico até 18 de Maio

Imagem e moda, áreas de formação da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Politécnico de Castelo Branco (IPCB), estão em destaque até 18 de Maio num fórum que mostra o trabalho desenvolvido pelos alunos da instituição.

Agência LUSA /

A primeira edição do Fórum ESART reúne, numa só iniciativa, os anteriores Fórum da Imagem e Simpósio de Moda, através de actividades diversificadas que incluem palestras com profissionais do design e multimédia, workshops sobre pintura e têxteis, aulas temáticas ou exposições com os trabalhos de alunos.

As manhãs de terça e quarta-feira serão preenchidas com workshops de pintura e têxteis, a realizar nas instalações da escola.

Na terça-feira abre uma exposição sobre arte e design, promovida pelos alunos da ESART, e quarta-feira tem lugar a inauguração de outra mostra, intitulada "Retratos e Vestidos de Chita", no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco.

O dia de quinta-feira, 11 de Maio, é dedicado a aulas temáticas, destacando-se a promovida pelo Centro Tecnológico da Industria Têxtil e Vestuário de Portugal (CITEVE), sobre os têxteis do futuro.

A partir das 18:00 decorre, no Cine-Teatro Avenida, o tradicional desfile de moda "com a presença de alguns dos mais conceituados estilistas e manequins nacionais" refere uma nota do Instituto Politécnico.

Entre as colecções a apresentar contam-se trabalhos da estilista Alexandra Moura, Storytailors e dos alunos finalistas do curso superior de Design, Moda e Têxtil da Esart.

Toda a organização do desfile é sustentada por professores e estudantes de várias licenciaturas da Escola Superior de Artes Aplicadas, desde a estrutura, concebida por alunos de Design de Interiores e de Equipamento até aos suportes gráficos, a cargo do curso de Artes da Imagem.

Os vídeos de apresentação do evento são produzidos por estudantes do ramo de Design Multimédia e Audiovisual, enquanto as músicas originais que servirão de base à apresentação das colecções têm "partitura" dos alunos de Música Electrónica e Produção Musical.

A 17 de Maio realiza-se o chamado "dia hip hop", com demonstrações e concursos de graffitti, breakdance e rap.

O Fórum ESART fecha a 18 de Maio, com uma conferência de Emídio Rangel, ex-director da SIC e RTP, sobre o futuro do audiovisual em Portugal.

PUB