Imigrantes protestam por um melhor processo de regularização

Um coletivo de meia centena de associações de imigrantes junta-se esta sexta-feira em frente à Assembleia da República para pedir o regresso das manifestações de interesse como forma de assegurar a regularização de estrangeiros.

Lusa /
Os imigrantes estão de volta aos protestos António Cotrim - Lusa

O conjunto de 57 associações critica as alterações à lei de estrangeiros promovida pelo Governo em junho e que levou ao fim do recurso jurídico que permitia a regularização dos estrangeiros que chegassem com visto de turista, desde que tivessem 12 meses de descontos para a segurança social.

Em declarações à Lusa, o presidente da Associação Solidariedade Imigrante considera que o movimento associativo está motivado para uma grande manifestação de imigrantes.

Estamos mobilizados para esta manifestação", convocada para "um dia em que não é fácil" mobilizar pessoas, por ser um dia de trabalho normal, afirma à Lusa Timóteo Macedo.

"Vamos fazer uma grande manifestação com uma concentração e jornada de luta em frente à Assembleia da República”, promete o dirigente da maior associação de imigrantes do país, com 150 mil associados de quase 200 nacionalidades.

O objetivo final do coletivo de 50 associações que promovem a manifestação é "o retomar de um processo que regularize de uma forma permanente" as pessoas que estão a trabalhar e a contribuir em Portugal, em vez de "soluções excecionais para alguns", como o que sucedeu com desportistas ou outras categorias de imigrantes.
PUB