Impacto psicológico da pandemia faz-se sentir sobretudo entre adolescentes e jovens adultos

É o diagnóstico feito pelo diretor do Programa Nacional de Saúde Mental da Direção Geral da Saúde. Em entrevista à Antena 1, Miguel Xavier aponta estes grupos como os mais afetados por sentimentos de ansiedade ou de tristeza, durante os períodos de confinamento.

Antena 1 /

Foto: Lusa

Os idosos também sentiram, na pele, os efeitos do isolamento. Ainda assim, Miguel Xavier não tem dúvidas de que este grupo conseguiu lidar melhor com a necessidade de se manterem em casa.

Nesta entrevista à Antena 1, o diretor do Programa Nacional de Saúde Mental salienta que os doentes com problemas mentais considerados graves não foram esquecidos durante a pandemia.

Miguel Xavier destaca o caráter transversal da crise que agora vivemos uma crise que chegou a todos e que contribuiu para alterar a ideia de saúde mental.

Declarações do Programa de Saúde Mental da DGS, entrevistado pela jornalista Rita Soares.
PUB