IMTT anuncia reabertura para 22 de Maio

Porto, 16 Mai (Lusa) - A Linha do Tua vai reabrir em toda a extensão quinta-feira, depois de ter sido parcialmente encerrada em Abril devido a um acidente, revelou hoje o Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres (IMTT).

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A reabertura da linha já foi comunicada pelo IMTT à Refer, CP e Metro de Mirandela.

O Instituto precisa que serão levantados, naquela data, os condicionalismos que existiam na linha, o que permitirá a circulação "em período diurno, em condições de visibilidade normais, de acordo com a tabela de velocidades máximas".

O único condicionalismo que o IMTT impõe é que, em condições de visibilidade reduzida, como seja no período nocturno, com chuva ou com nevoeiro, a circulação se faça no "regime de marcha à vista", em que a velocidade máxima permitida é de apenas 30 quilómetros por hora.

Estas condições referem-se apenas ao troço entre a Estação do Tua e o Apeadeiro da Ribeirinha, mantendo-se no restante traçado da linha até Mirandela a circulação em condições normais.

José Silvano, presidente da Câmara de Mirandela e do metro local, que faz o transporte de passageiros ao serviço da CP, afirmou à Lusa que aguarda ainda as conclusões do relatório do LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) sobre as condições de segurança na Linha do Tua.

"Depois desta decisão do IMTT, gostava de conhecer as conclusões do relatório do LNEC sobre as condições de segurança da linha", afirmou o autarca, salientando desconhecer ainda o relatório que foi solicitado na sequência do acidente ocorrido em Fevereiro do ano passado.

Segundo José Silvano, esta decisão do IMTT contraria o que têm dito vários responsáveis locais, entre os quais o Governador Civil de Bragança, sobre a falta de segurança e condições de circulação na linha.

A Linha do Tua esteve encerrada durante quase um ano, depois de um acidente ocorrido a 12 de Fevereiro de 2007 no troço entre a Estação do Tua e Brunheda.

A circulação foi reaberta no final de Janeiro deste ano, mas voltou a ser encerrada a 10 de Abril devido a um acidente.

HF/MZS/FR.


PUB